Geologia
Douglas dos Reis Miranda 1
Sérgio Carlos Salles Nascimento 2
RESUMO: A falta de durabilidade das estruturas de concreto armado está sendo evidenciada pela freqüência com que os acidentes com marquises estão ocorrendo no Brasil. Nos últimos anos tem crescido o número de marquises de concreto armado com manifestações patológicas. Como destaque deste artigo, aponta-se as principais causas do colapso nos aspectos de durabilidade, cobrimento insuficiente das armaduras, falta de manutenção, e propor genericamente soluções indicando os principais critérios para evitar problemas nesse tipo de estrutura, a fim de analisar os principais problemas nas marquises de concreto armado e como saná-los.
Palavras - chave: Marquise; Concreto Armado; Durabilidade; Recuperação.
1 - INTRODUÇÃO
Segundo o dicionário de arquitetura brasileira, (CORONA & LEMOS, 1972), marquise é uma laje em balanço, na grande maioria, encontra-se logo acima do andar térreo das edificações para proteger os pedestres do sol e da chuva. As marquises destacam-se por estarem sempre à frente das edificações, sendo estas responsáveis pela proteção de transeuntes e cobertura contra quedas de objetos que por ventura venham a cair dos andares superiores. São em sua maioria de concreto armado, possuem normalmente uma forma retangular e são tratadas como lajes em balanço em relação a estrutura.
Esse elemento de cobertura só pode ser viabilizado nas edificações após o aparecimento de novos materiais construtivos como o aço e o concreto, que possibilitaram projetos dotados de amplos balanços. Considerando o grande número de acidentes ocorridos recentemente, alguns com vítimas fatais, em diversos países do mundo, já há regulamentos e normas específicas para a inspeção de marquises. No Brasil ainda há uma grande deficiência nesta área da Engenharia. No Rio de Janeiro, capital onde há um elevado índice de desabamento de marquises, de acordo com a Defesa