Causas da Primeira Guerra Mundial
Guerra Franco- Prussiana
A guerra Franco-Prussiana ( entre França e Prússia ) durou de 1870 a 1871 e quem saiu vitorioso foi a Prússia ( futuro império alemão ). Com a derrota, a França perdeu as regiões da Alsácia e Lorena e teve de pagar uma enorme indenização à Prússia. Por outro lado, essa guerra fortaleceu o império alemão, aumentando seu potencial militar e indústrial e gerou um forte desejo de vingaça entre os franceses.
Ascensão de Guilherme II ao trono alemão
Com a entrada de Guilherme II em 1888, a política externa alemã tornou-se mais agressiva. Houve divergências entre Otto Von Bismarck, um hábil chanceler, e Guilherme II, que fez com que Bismarck se demitisse. Também não houve renovação do Tratado de Resseguro com a Rússia, que terminou com o isolamento diplomático da França, assim, Guilherme II acabou ajudando a criar uma aliança entre a Rússia e a França; que serviu de base para a futura Tríplice Entente.
A Guerra Russo-Japonesa A guerra ocorreu entre 1904 e 1905, com vitória do Japão, que o marcou como Potência Imperialista por diversas nações da Europa. Com a derrota, a Rússia perdeu maior parte de sua frota do Báltico e do Pacífico, e gerou uma grave crise política que culminou na Revolução Russa de 1905, marco inicial das mudanças que ocorreram na Revolução de 1917.
Assassinato do Arquiduque Francisco Fernando da Áustria Em 28 de junho de 1914, o Mlada Bosna, um grupo de conspiradores revolúcionarios, assassinou o herdeiro austro-húngaro Francisco Fernando e sua esposa Sofia, durante sua visita a Sarajevo. A Áustria-Hungria logo acusou a Sérvia de ser responsável pelo assassinato. Com esse evento, ocorreu o desencadeamento dos acontecimentos que levaram à eclosão da Primeira Guerra Mundial, mas não foi a sua causa. A Áustria-Hungria já pretendia eliminar a Sérvia antes mesmo do assassinato de seu herdeiro presuntivo e essa foi somente a “fagulha” para declarar a guerra.
O Ultimato de Julho
Em 23 de julho de 1914,