causa primeira guerra mundial
-As causas da Primeira Guerra mundial vêm das crises imperialistas que envolviam as potencias européias e também dos sentimentos revanchistas ligados a antigos conflitos que afloraram nesse período.
Duas questões políticas são importantes para entender o processo que desencadeou o conflito iniciado em 1914: a questão Marroquina e a questão Balcânica. A questão Marroquina foi quando a França e a Inglaterra chegaram a um acordo quanto a seus interesses no Norte da África, mas como a Inglaterra se sentiu prejudicada estimulou a autonomia do território marroquino. O ponto culminante da crise foi quando Kaiser visitou a cidade de Tanger, e prometeu proteção militar ao Marrocos, desde que o país praticasse o livre comercio com todas as potências. A conferencia de Algeciras resolveu temporariamente a questão, com a garantia de direitos aos alemães e franceses naquele território. Mas o foco de tensão continuou existindo, e novas crises foram desencadeadas, mesmo depois que a França cedeu o Congo francês à Alemanha, em troca dos alemães abandonarem suas pretensões em relação ao Marrocos.
E a questão Balcânica, foi a crise dos Bálcãs que tem suas origens na desagregação do Império Turco e no surgimento de novos paises na região. Os alemães ao projetarem a ferrovia Berlim-Bagdá, aproximavam-se dos turcos e ameaçavam a influencia russa no Oriente Médio, aumentando ainda mais as tensões na região. Em 1912, uma aliança de paises balcânicos declarou guerra contra o império Turco, ocorrendo uma disputa entre esses paises sobre a partilha dos territórios conquistados. E em 1913 a Bulgária resolve atacar a Sérvia, mas foi derrotada. E com isso os povos da Bósnia e Herzegovina se rebelaram contra o domínio austríaco.
A Sérvia com respaldo russo, apoiou então os movimentos nacionalistas eslavos. E em 1914, o herdeiro do trono austríaco, foi para a cidade de Saravejo, onde iria anunciar a criação de uma monarquia tríplice. Assim, os