Causas da primeira guerra mundial
Diante disso, formaram-se duas alianças: a Tríplice Aliança, composta por Alemanha, Áustria-Hungria e Itália; e a Tríplice Entente, formada por Grã-Bretanha, França e Rússia. A guerra em si foi marcada por muitos avanços tecnológicos: o poder de fogo das armas foi aumentado significativamente, houve o uso de aviões, tanques de guerra e gases tóxicos. A entrada dos Estados Unidos, até então neutro, à Tríplice Entente, foi um fator decisivo para a vitória da aliança. Embora o Brasil também tenha se aliado à Tríplice Entente, sua participação na guerra foi tímida, tendo contribuído apenas no envio de enfermeiros e medicamentos.
A Primeira Guerra Mundial causou profundas transformações no cenário político, social e econômico mundial. Segundo algumas estimativas, os diversos confrontos ocorridos ao longo desses quatro anos foram responsáveis pela morte de cerca de oito milhões de pessoas. Além disso, cerca de 20 milhões sofreram algum tipo de seqüela em conseqüência do conflito. Paralelamente, os prejuízos econômicos trazidos aos países envolvidos foram enormes.
Cerca de um terço das riquezas acumuladas pela Inglaterra e pela França foram perdidas com a Primeira Guerra. O parque industrial europeu foi quase reduzido pela metade e o potencial agrícola sofreu uma queda de 30%. A Europa deixava de ser o grande símbolo da prosperidade capitalista, estando atolada em dívidas e observando a desvalorização de suas moedas. Foi a partir de então que os Estados Unidos alcançaram a condição de grande potência.