catálogo de designers
No contexto da tipografia, uma letra capitular ou letra capital é uma letra no início da obra, de um capítulo ou de um parágrafo, de maior dimensão que o restante corpo do texto. Em manuscritos ou livros antigos, a letra capital é muitas vezes profusamente decorada e chega a ocupar várias linhas do corpo do texto.
Em manuscritos iluminados, as letras capitulares que contêm imagens são designadas por letras ornamentadas. Surgiram no contexto da arte insular das Ilhas Britânicas no século VIII. As iniciais que contêm espirais vegetalistas com figuras de animais ou humanos sem representar uma figura ou cena específica são conhecidas como capitulares habitadas. Certas iniciais importantes, como o B em Beatus vir... na abertura do salmo I num saltério vulgate em Latim, podiam ocupar um folio completo de um manuscrito.
Iluminura ou miniatura é um tipo de pintura decorativa frequentemente aplicada às letras capitulares no início dos capítulos dos códices de pergaminho medievais. O termo se aplica igualmente ao conjunto de elementos decorativos e representações imagéticas executadas nos manuscritos, produzidos principalmente nos conventos e abadias da Idade Média. A sua elaboração era um ofício refinado e bastante importante no contexto da arte medieval.
No século XIII, "iluminura" referia-se sobretudo ao uso de douração e portanto, um manuscrito iluminado seria, no sentido estrito, aquele decorado com ouro ou prata.
Efeito de diminuendonas primeiras letras após a capitular, Cathach de São Columba, Irlanda, século VII.
Uma de milhares de capitulares decoradas do Livro de Kells
2. Leonardo da Vinci
Leonardo da Vinci foi um elemento essencial do alto renascimento, aliando arte e ciência em cada obra. Aos vinte e oito anos, já recebia encomendas, nas quais demonstrava de maneira promissora suas habilidades e capacidade inventiva. Suas pinturas apresentavam uma criativa composição do espaço, assim como um refinamento nas cenas, até