Catia
O mercúrio percorre o meio ambiente associados a outros elementos, o mais comum é a sua união com o enxofre formando o cinabre (HgS), composto de cor avermelhada ou preta que tem sua maior concentração na Espanha(Almaden) e na Itália. Nas minas da Almaden, registros mostram que a exploração do mercúrio começou a pelo menos dois mil anos atrás, já na china o cinabre usado como pigmento vermelho já data aproximadamente três mil anos.
Formas químicas
O mercúrio pode ser encontrado em três formas químicas na natureza. Para cada forma encontrada se tem uma aplicação diferente.
Tabela 1. Relação entre a forma química, propriedades características e aplicações do mercúrio (fonte: QUÍMICA NOVA, 23(4) (2000)).
Forma Química
Propriedades Características
Aplicações
Metal
Liquido à temperatura ambiente, expansão
Aparelhos de medição de pressão e temperatura: volumétrica uniforme em ampla faixa de termômetros, barômetros e manômetros temperatura, alta tensão superficial, não aderência a superfícies vítreas
Baixa resistência elétrica e alta condutividade
Materiais elétricos e eletrônicos, agente resfriante térmica
Alto potencial de oxidação em relação ao
Operações eletroquímicas: indústrias de cloro e soda hidrogênio
Facilidade de formação de amálgamas com
Metalurgia, odontologia, processos extrativos outros metais (garimpo)
Compostos orgânicos
Poder de assepsia por oxidação de matéria orgânica
Inseticidas, bactericidas, fungicidas
Compostos inorgânicos
Alta Estero especificidade
Catálise na indústria de polímeros sintéticos
Obtenção de Mercurio
O mercúrio metálico é obtido através do aquecimento do cinabre seguido de condensação. Algumas fontes naturais de mercúrio são: erupções vulcânicas e minas naturais de mercúrio, as quais são responsáveis por emissões de mercúrio da ordem de 2700-6000 toneladas/ano. No entanto, as estimativas destas emissões variam nas diferentes fontes da literatura consultadas.
Emissão de Mercurio pelas