Sensor CCD
Charge Coupled Device (CCD): CCD é a abreviatura do termo inglês em Charge Coupled Device, como tradução próxima teriamos Dispositivo de Carga Acoplada, que denomina a tecnologia básica de operação do sensor, onde são transferidos sinais elétricos referentes a linhas de acordo com a carga de cada ponto da matriz, esta tecnologia vem sendo usada a um longo tempo na fabricação de câmeras para CFTV, multimédia e gravação doméstica. Hoje em dia a maioria das câmeras de qualidade possuem o CCD como sensor. O sensor CCD é usado inclusive, em aparelhos de FAX e câmeras digitais. Esse tipo de sensor transforma a luz refletida em sinais elétricos que por sua vez, são convertidos em bits através de um circuito denominado conversor analógico-digital.
CCD consiste:
Numa placa quadrada ou retangular de silício com 125 a 500 micrometros de espessura e alguns milímetros de comprimento. Neste, é implantada uma rede de elétrodos que capturam e analisam os elétrons gerados pelo efeito fotoelétrico.
Como Funciona o sensor CCD
O sensor CCD transforma uma imagem em dados de computador. A luz que incide num conjunto de centenas de milhares de detectores (“pixels2”), produz cargas eléctricas, que são por sua vez lidas, medidas, convertidas em números e gravadas num ficheiro de computador. As câmaras deste tipo, necessitam portanto, de um computador para poderem ser operadas. A luz que incide num conjunto de centenas de milhares de detectores (“pixels2”), produz cargas eléctricas, que são por sua vez lidas, medidas, convertidas em números e gravadas num ficheiro de computador. As câmaras deste tipo, necessitam portanto, de um computador para poderem ser operadas. Os trios de eléctrodos são dispostos em colunas que cobrem a totalidade do sensor CCD. As diferentes colunas são isoladas entre si por um material que gera um potencial negativo permanente ao entrar em