categorias que ninguem liga
Quando um olho não apresenta nenhum tipo de defeito temos a imagem formada. Porém, em alguns casos, podemos apresentar alguma irregularidade na visão, como: miopia, hipermetropia e astigmatismo. Essas condições são chamadas de defeitos da visão ou erros de refração. Alterações no formato dos olhos afetam a maneira como o olho faz a refração, ou seja, direciona a luz para focá-la na retina. Os erros de refração podem ser pequenos e não prejudicar a visão. Porém, quando são maiores, podem acarretar outros problemas nos olhos. Os principais sintomas dos erros de refração são: diminuição da visão, desconforto nos olhos e, ocasionalmente, dores de cabeça. Esses sintomas normalmente desaparecem com o uso de óculos, lentes de contato ou cirurgia a laser.
Astigmatismo
O astigmatismo distorce e torna nublada a visão a qualquer distância. Grande número de casos de astigmatismo são congênitos (se nasce com ele) e permanecem sem se modificar durante a vida. Astigmatismos pequenos são comuns e podem aparecer em qualquer período da vida, não sendo necessário usar óculos ou lentes de contato, a menos que tragam sintomas. Os óculos para astigmatismo podem, em alguns casos, distorcer a imagem periférica e trazer sintomas de adaptação dos óculos (tontura, enjôo, sensação de estar andando numa ladeira). Existem lentes e cirurgia a laser que melhoram a visão da pessoa com astigmatismo.
Hipermetropia
A diferença de tamanho do globo ocular torna difícil a focalização de objetos próximos de forma clara, na retina. A hipermetropia é bastante comum em crianças e, com o crescimento dos olhos, pode desaparecer. A hipermetropia é corrigida com óculos de grau, lente de contato ou, em determinados casos, com cirurgia a laser.
Miopia
Miopia é uma condição na qual o olho é incapaz de enxergar à distância com clareza. Isso é devido ao formato do olho míope, em que a imagem se forma antes da retina. É normalmente tratada com óculos de