Categorias esteticas
Por elegância entende-se boa proporção ou harmonia de formas, graça, requinte, refinamento, subtileza, bom gosto no vestir ou no falar, delicadeza, boas maneiras.
Elegância é a qualidade do que é elegante e, portanto, possui uma certa harmonia caracterizada pela leveza e facilidade na forma e movimento. É o atributo de ser eficaz e simples.
Qualidade e a maneira elegante e bonita para expressar seus pensamentos, movimentos formas de andar, correr, falar, jogar...
No que toca ao desporto encontra-se a elegância está presente em todos os desportos desde o boxe a ginástica.
A Ginástica Rítmica é um desporto essencialmente feminino onde se desenvolve a Beleza e a Elegância do movimento corporal, através da suavidade dos movimentos, da elegância dos movimentos individuais e de grupo, e ainda através da elegância do próprio atleta.
Quanto ao boxe, a população em geral tem ideia que é um desporto violento e muito pouco elegante, devido à aparente violência providenciada pelos golpes disferidos pelos atletas, no entanto se o combate for eticamente correto isso do ponto de vista estético torna o boxe um desporto bonito de se ver e elegante.
Força
Por força entende-se a faculdade de operar, mover, executar, a rijeza, firmeza, energia, resistência e potência muscular.
Esta categoria estética encontra-se principalmente em desportos como a ginástica, desportos de combate, e desportos em que os esforços musculares são fundamentais para o êxito.
A força é uma característica estética que se evidencia em vários desportos, no atletismo, por exemplo, é admirável ver a resistência e velocidade que os atletas exponenciam nas suas provas. Nos desportos de combate é admirável a potência muscular com que os golpes são disferidos, notando-se um enorme esforço muscular.
No que toca a ginástica é estético ver os ginastas aplicar as suas forças nos movimentos ascendentes, contrariando as leis da física vencendo a força da gravidade. No