Programas de melhoramento animal na prática
PROGRAMAS DE MELHORAMENTO ANIMAL NA PRÁTICA
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA – UFRA
GENÉTICA DE POPULAÇÕES MUTAÇÃO
Greicy Danielle Feitosa Joyce Cordeiro Feitosa Géssica de Souza Azevedo
Trabalho apresentado à Universidade Federal Rural da Amazônia, como parte das exigências do curso de graduação em Zootecnia, área de Melhoramento animal I, para obtenção da segunda nota de avaliação parcial.
INTRODUÇÃO
O melhoramento zootécnico consiste no aprimoramento dos animais domésticos visando aumento da produtividade, que é a produção de produtos de origem animal em maior quantidade e qualidade ao menor preço e demanda de tempo. Esse aprimoramento depende da melhoria simultânea do ambiente e do patrimônio genético dos animais. O melhoramento do ambiente é dependente do manejo alimentar, sanitário e de ambiência, enquanto o melhoramento genético consiste em aumentar a frequência de genes ou conjunto de genes desejáveis dentro da população de interesse. Para isso, devem ser utilizados mecanismos que induzam o aumento da proporção de animais aptos para apresentar desempenho de bom a ótimo.
As propriedades genéticas da população dependem da frequência gênica e são modificadas por qualquer alteração que ocorra no processo de transmissão dos genes de uma geração para outra. Vários são os agentes capazes de alterar as propriedades genéticas de uma população, dentre os quais podemos citar: Deriva genética ou oscilação genética, Seleção, Migração, Mutação e Sistemas de acasalamento. O objetivo desse trabalho é discutir o papel da mutação gênica dentro das populações que é capaz de alterar as propriedades genéticas de uma população, aprimorando ou não a genética