Categorias de análise de clima organizacional em universidades federais
Gerson Rizzatti, Gerson Rizzatti Junior e Vicente Volnei de Bona Sartor
RESUMO
O presente artigo disponibiliza um conjunto de componentes, e seus respectivos indicadores, de estudo de clima organizacional. A partir de uma sistematização previamente definida, os componentes e indicadores foram submetidos a uma avaliação de adequabilidade junto a dirigentes institucionais de três universidades federais. O trabalho de campo desenvolveu-se por meio de entrevistas com os dirigentes selecionados e a análise de documentos históricos das universidades. Após o levantamento de dados, a análise e a reestruturação dos componentes e indicadores, aperfeiçoou-se um modelo de análise de clima, que este artigo sugere como ferramenta de análise para o desenvolvimento de estudos que visem a melhoria dos diversos processos das instituições universitárias. As categorias de análise, os componentes e os indicadores identificados e analisados para o estudo do clima organizacional em universidades podem constituir-se num referencial metodológico aplicável no âmbito dos mais diversos ambientes universitários.
Palavras-chave: Clima organizacional; Análise organizacional; Universidades.
1 Introdução
Cultura e clima organizacional tangenciam-se mutuamente em diversos aspectos. No entanto, enquanto cultura organizacional influencia na formulação de missão, estratégia de crescimento e no estabelecimento de diretrizes de qualidade dos serviços prestados, clima organizacional possibilita descrever o comportamento organizacional, enquanto identificação dos aspectos que mais influenciam na percepção dos problemas institucionais.
Neste artigo, intenta-se identificar componentes e indicadores para compor categorias de análise de clima organizacional. Para tanto, a coleta de dados limitou-se a três Universidades Federais da Região Sul do Brasil, nas quais foram selecionadas, pelo critério de