catalisadores
Isabella Zangrande Pupo
Catalisadores
Praia Grande 2014
Isabella Zangrande Pupo
Trabalho apresentado na disciplina de Química
Orientação do professor Bruno
Catalisadores
Praia Grande 2014
Sumário
Introdução
Catalisador é a substancia que adicionada a uma reação alterada a sua velocidade. São muito importantes para a indústria química por causa desse seu feito de não ser consumido durante o processo. “Cerca de noventa por cento de todos os produtos químicos necessitam de um catalisador para a sua produção. Este acelera reações e reduz o consumo de energia.[1]”
Entre os tipos de catalisadores, os orgânicos são mais utilizados para a produção de garrafas de plásticos e são uma boa alternativa quando não tem como base metais e tóxicos. “O problema das garrafas feitas de termoplástico tereftalato de polietileno (PET) é que o processo de fabricação frequentemente precisa de catalisadores de óxido ou hidróxido metálico. Esses catalisadores permanecem no material reciclado, o que o enfraquece com o passar do tempo, tornando impraticável sua reutilização pela terceira vez.
A segunda geração de PET, portanto, acaba sendo utilizada em aplicações menos exigentes, como carpetes e fibra sintética utilizada como enchimento e isolante para casacos e sacos de dormir. Ou então, acaba como lixo. Nos Estados Unidos, cerca de 24 bilhões de embalagens plásticas de bebidas foram incineradas, jogadas em lixões ou descartadas nos primeiros três meses deste ano, de acordo com a entidade sem fins lucrativos, Instituto de Reciclagem de Embalagens, em Culver City, Califórnia.[2]” ou seja, catalisadores orgânicos além de ajudar na melhora da reciclagem do plástico, melhora o ciclo de vida reciclável.
Já os catalisadores inorgânicos incluem alguns metais e óxidos metálicos, visto que a catálise é um fenómeno superficial, é necessário que seja fragmentado para ter maior superfície. “Catalisador inorgânico são