Catalase
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
ÁCIDOS NUCLEICOS
INTRODUÇÃO
Considerado do ponto de vista químico como uma das mais complexas e maiores biomoléculas existentes, os Ácidos Nucléicos são polímeros formados por unidades denominadas nucleotídeos.
São conhecidas dois tipos de ácidos nucléicos, o DNA (Ácido desoxirribonucléico) e RNA (Ácido ribonucléico) compostos basicamente por moléculas de fosfato ligadas a uma molécula de açúcar (formando a pentose) desoxirribose, esta ligada a outra molécula com a base nitrogenada.
Neste presente trabalho, visa-se a extração de DNA do Morango (Fragaria vesca) e sua observação em laboratório através da aplicação de reagentes e técnicas aprendidas durante a aula teórica.
MATERIAIS E MÉTODOS
Para este estudo foram utilizados os seguintes materiais:
* Becker
* Pipeta graduada
* Erlenmeyer
* Provetas
* Tubos de Ensaio
* Bastão de Vidro
* Água Mineral
* Água Destilada
* Álcool 92 %
* Detergente Incolor
* Morango
* Almofariz
* Pistilo
* Filtro de Papel
PROCEDIMENTOS
Em um Becker, foram colocados 250 ml de Água Destilada, 90 ml de Água Mineral, 5 ml de detergente incolor e 1,5g de Cloreto de Sódio (NaCl). Após a retirada das sépalas, o morango foi dividido ao meio e uma das metades macerada com o pistilo em um almofariz e colocado em seguida junto a solução anterior sendo feito sua homogeneização durante aproximadamente 1 minuto.
Após o procedimento de homogeneização, o conteúdo foi passado pelo filtro de papel para sua filtragem e logo em seguida passado para um tubo de ensaio, sendo utilizado 1/8 de seu volume juntamente a 3/8 de álcool gelado.
Com ajuda do bastão de vidro, o conteúdo foi novamente sendo agitado de forma mais branda e em forma de espiral para