Tcc - direito
CARLA RAMOS
FERNANDA PRATES
ITALO COUTO
JOSELITO FERREIRA
LUIZ AUGUSTO CHAGAS
TAMIRIS ADAMI
TANIANA CUNHA
UILLES REBOUÇAS
PESQUISA EXPERIMENTAL
ITABUNA – BAHIA 2010
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS
PESQUISA EXPERIMENTAL
Trabalho apresentado à professora Jilsária, como crédito da disciplina TCC I – Curso de Direito da Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC.
ITABUNA – BAHIA
2010
PESQUISA EXPERIMENTAL
Pode ser considerada O IDEAL DA CIÊNCIA, porque as respostas a questões de pesquisa obtidas em experimentos são no total mais claras e menos ambíguas do as respostas obtidas em pesquisas Não-Experimental (ex post facto). AMBAS SÃO IMPORTANTES E NECESSÁRIAS. Experimentos de Milgram (1974) sobre OBEDIÊNCIA E AUTORIDADE Mostrou que pessoas de diversos níveis de formação farão coisas moralmente condenáveis a outras pessoas, sob o comando de uma autoridade respeitada e claramente designada.
Perguntas:
- Que fatores influenciam a disposição do indivíduo para obedecer a uma autoridade? - Como a autoridade afeta a obediência?
- Se o indivíduo que der ordens a uma pessoa tiver status de autoridade, isso a compele a maior obediência?
- Por que indivíduos aceitam que os compelem a comportamentos "imorais", comportamentos que levam sofrimento a indivíduos desprotegidos?
- Quando pessoas obedecem a uma ordem que atenta contra a moralidade comum, como elas reagem psicologicamente, como justificam seu comportamento? - É um conjunto formidável de perguntas a que podemos responder apenas parcialmente. Procedimento experimental: Duas pessoas chegam ao lab. de psicologia para trabalharem juntas em um estudo sobre memória e aprendizagem. Uma será