CASTRO O Sistema Economico
CAP. I – O SISTEMA ECONÔMICO
As sociedades evoluídas repousam sobre uma diversificada base econômica que, acionada pelo trabalho humano, engendra uma série de bens cuja destinação última é o consumo de seus membros.
Os homens, através de sua capacidade de trabalho, são os organizadores e executores da produção.
Numa 1ª abordagens os setores são em:
1 – Setores Produtivos;
2 – Setores Dependentes.
PEA - População Economicamente Ativa – é a parcela da população que se encontra efetivamente voltada p/ o mercado de trabalho. È obtida subtraindo-se do contingente em idade de trabalhar os que se dedicam a atividades domésticas (não renumeradas), os estudantes, etc.
OBS 1: Em 2010, cerca de 10% da população brasileira economicamente ativa com mais de 18 anos que vive nas áreas urbanas estava desempregada
POPULAÇÃO OCUPADA – compreende aqueles que exercem atividade profissional renumerada ou sem renumeração direta, ou seja, somente ao contingente efetivamente absorvido pelo sistema.
TX DE OCUPAÇÃO = POPULAÇÃO OCUPADA TOTAL DE HABITANTES
OBS 2: Em 2010, do total de pessoas inativas (29%), 31,3% nunca procuraram emprego. Destes, 88% são mulheres.
CLASSIFICAÇÃO POR IDADE
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA DA PEA
Existem duas formas de classificação. Tanto uma como a outra levam em conta, de forma aproximada, a relação que existe entre a idade biológica e a idade profissional: PEA
TRÊS FAIXAS ETÁRIAS - Com a finalidade de planejamento econômico-social costuma-se dividir a população em três faixas etárias principais: jovem, adulta ou madura e velha ou senil. Essa divisão, porém, apresenta diferenças quanto aos intervalos de idade de acordo com a conveniência do país ou do organismo interessado.
A pirâmide etária pode ser compreendida ou interpretada a partir de suas três partes:
a) A BASE - É a parte inferior da pirâmide, onde está relacionada a população jovem (0 - 14 anos ou 0 - 19