Casos Concretos Da Semana 2 Internacional
Caso Concreto 1
R. A sociedade internacional é universal, porque abrange todos os entes do globo terrestre não há hierarquia, todos os Estados são iguais e soberanos. Há igualdade jurídica, sendo, portanto paritária. Ela é aberta o que significa que todo ente ao reunirem certas condições, dela se torna membro sem necessidade de aprovação dos demais. Uma característica importante é o Direito originário, haja vista que não se fundamenta em outro ordenamento positivo ou preestabelecido.
Caso Concreto 2
Idealismo (Hedley Bull) “Existe uma “sociedade de Estados” (ou sociedade internacional”) quando um grupo de Estados, conscientes de certos valores e interesses comuns, formam uma sociedade, no sentido de se considerarem ligados, por um conjunto comum de regras, e participam de instituições comuns.”
Realismo entendida como uma situação de simetria de poder entre unidades estatais que lhes cria uma situação de equilíbrio, destacando-se a soberania. são três aspectos.
Para Bull, o conceito de sociedade internacional remonta ao final do séc. XV, organiza-se como única estrutura baseada em relações econômicas no séc. XIX e consolida-se como sociedade internacional global logo após o final da 2ª Guerra, em conseqüência da expansão dos Estados Europeus pelo mundo, cujo instrumento seria a estrutura jurídico-político do Estado soberano que começou a ganhar corpo no fim do século XIII e início do século XIX.
Transnacionalismo (Evan Luard, John Michael Featherstone)
”Emergência de laços não estatais de economia, de política, de associação, de cultura e de ideologia que transcendem as fronteiras dos Estados e constituem, em maior ou menor medida, uma sociedade que vai além destas mesmas fronteiras.”
Homogeneidade (K. Max e Francis Fukuyama)
Indica uma relação entre a estrutura interna das sociedades e da sociedade internacional, investigando de que maneira, como resultado das pressões internacionais, os Estados são compelidos a conformarem