CASOS CLINICOS Microbiologia
1) Paciente do sexo masculino de 63 anos com diabete e hipertensão, deu entrada no pronto socorro com febre, calafrios e produzia escarro verde. Também apresentou dispnéia e dor no lado esquerdo do pulmão. Fumante (2 maços de cigarro por dia) até os 55 anos e reporta que teve gripe há 7 dias. A cultura de escarro apresentou numerosos cocos gram positivos e testes de laboratório demonstraram que o organismo era catalase negativo. Em ágar de sangue foi observado uma hemólise do tipo alfa.
a) Sabendo que o Raio X confirmou pneumonia, quais os testes complementares que você faria para confirmar o possível patógeno?
b) Considerando um patógeno sensível à Optoquina, qual o patógeno esperado?
c) Caso seja resistente à optoquina, que teste você faria e por quê?
CASO CLÍNICO 3
2) Idoso de 78 anos procurou o médico com queixas de inchaço e dores nas pernas e aparecimento de manchas vermelhas extensas com formação de bolhas. Ao exame clínico havia febre e dor à palpação (sensibilidade). O idoso quase não caminha e é obeso. O material drenado de uma das bolhas foi transferido para uma placa de ágar sangue. Observou-se a presença de uma hemólise amarelada onde a cultura se desenvolveu.
a) Quais os passos que deveriam ser realizados pelo laboratorista no diagnóstico do patógeno?
b) Pelo histórico qual patógeno estaria envolvido no caso e como você chegaria a essa conclusão?
CASO CLÍNICO 4
3) Recém-nascido apresenta quadro de septicemia grave internado em UTI neonatal após nascer de parto normal em casa. Foi coletado sangue para hemocultura. Após o crescimento em ágar sangue, responda:
a) Quais os exames complementares que vocês fariam para confirmar o patógeno suspeito, uma vez que foi observada uma hemólise total?
b) Em caso de resistência à bacitracina, qual teste é obrigatório e como é feito? Esquematize e explique.
c) Como esse quadro deveria ser evitado?