caso1
Aluno: Diego Daniel Pereira
Caso do Capítulo I – Avaliação do objetivo da Sports Products, Inc.
a) O objetivo primordial da Sports Products, Inc deve ser a maximização da riqueza dos acionistas, o que é representado pelo aumento do preço de suas ações. Os acionistas são os verdadeiros “proprietários” da empresa, e, para manter seus investimentos na Sports Products, Inc; necessitam que seja criado valor para o dinheiro aplicado nos negócios.
b) Sim, a empresa possui um claro problema de agency. Tal fato é evidenciado pelo falo de os administradores priorizarem o lucro em detrimento da criação de valor para os acionistas (representado aqui pela queda do valor da ação da empresa ao longo do ano). Isso pode ser explicado pelo fato de a remuneração dos administradores ser diretamente relacionada ao lucro do período, e dessa forma, estes colocam seus interesses pessoais (maior remuneração) à frente de interesses da empresa (maximização da riqueza dos acionistas), o que constitui o problema de agency.
c) A atitude da empresa de despejas agentes poluentes em um rio próximo, sem o tratamento adequado, não constitui uma atitude ética. Incorrer em gastos com o controle da poluição, a despeito dos impactos negativos no lucro do período, é interessante para os proprietários da empresa pois cria valor a longo prazo, quer seja associando o nome e a marca da empresa a princípios éticos, quer seja minimizando gastos futuros com processos e multas.
d) A empresa aparenta não possuir uma estrutura eficaz de governança corporativa. A definição dos direitos e deveres dos principais agentes da empresa faz parte de uma governança corporativa eficaz. Uma deficiência na Sports Products, Inc; é a falta de sincronia entre os objetivos dos acionistas e dos administradores. Os administradores priorizaram o lucro (a despeito da perda de valor global da empresa) pois sua remuneração seria proporcional ao lucro do período. Os acionistas foram então prejudicados pela