Caso
O grupo já foi produzido por Antonio Saraiva, Paulo Brandão e Rodolfo Stroeter, dividiu o palco com Guinga, Siba Veloso, Pedro Luís e a Parede, Maurício Pereira, Antonio Saraiva e Arthur de Faria, participou de especiais de TV e rádio, apresentou-se no ano do Brasil na França, fez concertos com a Orquestra Sinfônica do Paraná e já virou até tema de pesquisas acadêmicas! O grande diferencial do grupo é sua maneira peculiar de trabalhar com o material musical e com a produção poética de diversos artistas da cena independente – uma proposta que, ao longo do tempo, conferiu ao FATO o reconhecimento do meio artístico paranaense e brasileiro.
Em fevereiro de 2010, o FATO foi atração em rede nacional, na TV Cultura de São Paulo, com o show gravado na capital paulista para o projeto Rumos-Música, do Itaú Cultural, com um convidado pra lá de especial: Maurício Pereira, um dos gênios da música brasileira.
Em março de 2010 o FATO apresentou-se no II Salão Nacional dos Territórios Rurais, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.
Em novembro de 2010 o FATO lançou um livro de partituras intitulado "FATO - da tamancalha ao sampler", com os arranjos originais de diversas músicas da sua trajetória. Um trabalho primoroso, capitaneado pelo ex-Fato Gilson Fukushima.
Com 18 anos de estrada, a disposição não diminui.
Abrindo a temporada 2011, em maio, apresentou o show "FATO - Da Tamancalha ao Sampler", com a direção de Jacqueline Daher, que entende como ninguém o que é o FATO!
O show foi gravado e transformado em um DVD memorável, lançado em outubro de 2012, com muitos extras e um CD de áudio do show como bônus. Aproveite e compre o seu clicando na imagem ao lado.
Para 2013, um novo CD e muitos shows!