Caso Volksvagem
Nº 25
Case-Study
VOLKSWAGEN
A dura tarefa de se manter na liderança
Por anos a Volkswagen conseguiu se manter em primeiro no mercado brasileiro. Recentemente, a FIAT assumiu a liderança e novas montadoras conquistaram participações significativas de mercado. A Volks agora luta para novamente se estabelecer como líder.
Nota Importante
ESTE CASE SE DESTINA EXCLUSIVAMENTE AO ESTUDO E DISCUSSÃO EM
CLASSE, SENDO PROIBIDA A SUA UTILIZAÇÃO OU REPRODUÇÃO EM QUALQUER
OUTRA FORMA. DIREITOS RESERVADOS ESPM/EXAME.
Este case foi elaborado por Celine Shim sob a orientação do professor Alexandre Gracioso, com base em publicações editadas no período de janeiro/00 a janeiro/02.
PARA OBTER CÓPIAS DESTE E DE OUTROS CASES DA COLEÇÃO ESPM/EXAME, ENTRE EM CONTATO COM A
Central de Cases ESPM/EXAME FONE (11) 5085-4570, OU ACESSE O SITE DA ESPM (www.espm.br/publicações).
I.
Introdução
Grandes e profundas mudanças no mapa da participação de marcas no mercado automobilístico brasileiro ocorreram no ano de 2001, dentre as quais pode-se destacar a acirrada disputa, nunca antes vista, entre a Volkswagen e a Fiat pela liderança do ranking de vendas.
Após décadas de reinado quase absoluto, em que nenhum concorrente sequer conseguira fazer sombra à montadora alemã, algumas alterações no cenário automotivo surgidas a partir dos anos 90 (como o advento do carro popular, a abertura da economia, a modernização da indústria e a chegada de novas marcas) contribuíram para que a
Volkswagen fosse, aos poucos, diminuindo sua participação. Para piorar, além de a Fiat encostar na líder nos últimos anos, chegando mesmo a ultrapassá-la, a dona de modelos campeões como o Fusca e o Gol vem passando por um momento de vulnerabilidade devido ao processo de reestruturação pela qual passa sua principal fábrica, em São
Bernardo do Campo, no ABC paulista; o que ainda a impossibilita de colocar sua nova linha de automóveis no