Gráficos estatísticos
O gráfico estatístico é uma forma de apresentação dos dados estatísticos, cujo objetivo é o de produzir, no investigador ou no público em geral, uma impressão mais rápida e viva do fenômeno em estudo, já que os gráficos falam mais rápido à compreensão do que as séries. O gráfico é um instrumento que possibilita transmitir muitas vezes o significado de planilhas ou tabelas complexas de uma forma mais eficiente e mais simples. Não adianta você saber efetuar a confecção de um gráfico se não souber a que finalidade se destina determinado gráfico. Desta forma você correrá o risco de apresentar um gráfico que não seja adequado a uma determinada situação. O exemplo utilizado é o de uma cooperativa com diferentes tipos de informações que foram representadas na forma gráfica.
1. Gráfico em linha ou em curva
São ideais para ilustrar tendências em dados que ocorrem ao longo do tempo.Esse tipo de gráfico se utiliza da linha poligonal para representar a série estatística. Constitui uma aplicação do processo de construção do gráfico de uma função no sistema de coordenadas cartesianas.
Construção - O gráfico pode apresentar linhas contínuas ou conter marcadores de dados.
[pic]
Nesse gráfico, podemos verificar que na escola B, a ave mais avistada foram os pardais, podemos ver também que o número de maritacas, rolinhas e beija-flor teve um decréscimo com o tempo, sendo que o número de pardais e bem-te-vi avistados aumentou entre março e junho.
2. Gráfico em colunas ou em barras
É a representação de uma série por meio de retângulos, dispostos verticalmente (em colunas) ou horizontalmente (em barras).Quando em colunas, os retângulos têm a mesma base e as alturas são proporcionais aos respectivos dados. Quando em barras, os retângulos têm a mesma altura e os comprimentos são proporcionais aos respectivos dados. Desse modo, estamos garantindo a proporcionalidade entre as áreas dos retângulos e os dados estatísticos.
2.1.