Caso pmi
Data: 06/06/2011
Curso: FEQ 400 - Especialização em Gestão Estratégica da Produção Sistemas de Informação e Tecnologia - Prof. Luciel H. de Oliveira
Trabalho 08 - Estudo de caso O dilema da cadeia de suprimentos da Philip Morris International
01- Neste estudo de caso, qual é o problema enfrentado pelas organizações? Qual é a causa deste problema? E seu impacto?
O problema enfrentado: a PMI foi responsabilizada por uma carga de cigarros detida e distribuídas ilicitamente pela empresa Otamedia. As causas foram lapsos na cadeia de suprimentos que possibilitavam a atuação de empresas falsificadoras ou contrabandistas. O impacto causado por fatores externos foram a atuação do comércio ilícito de cigarros e pressão do mercado ( aqui, no caso, da União Européia ) pela responsabilidade e proteção de toda extensão da cadeia de suprimentos,
02 – A PMI identificou corretamente o problema enfrentado? Identificou também os aspectos humanos, organizacionais e tecnológicos associados a ele? Quais são esses aspectos? Quais dados ou provas nacionais você recomendaria que fossem obtidos?
A PMI acionou judicialmente a empresa Otamedia por atuar como distribuidor não autorizado. O texto não aponta claramente se a PMI identificou os aspectos associados ao problema. São eles: Aspectos humanos: apelo de cigarros baratos, com preço 40% inferior devido sonegação de impostos Aspectos organizacionais: Empresa estava envolvida em processos judiciais por contrabando, lavagem de dinheiro e transações ilícitas. A empresa foi responsável por pagamento de impostos sobre qualquer produto de sua marca apreendido como contrabando. Aspectos tecnológicos: Necessidade de implantação de recursos tecnológicos para controle das atividades de distribuição de produtos e monitoramento de clientes. Necessidade de implantação de banco de dados, com informação disponível e on-line, de todos os seus distribuidores.
03 – Quais soluções foram consideradas pela PMI?