Caso parmalat
FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE
[pic]
EAD 711 – Tópicos de Administração Geral II
Caso Parmalat
[pic]
A Parmalat
O Grupo Parmalat é um dos maiores players mundiais de produção e distribuição de alimentos e bebidas essenciais para o bem-estar diário: leite, laticínios (iogurtes, molhos a base de creme, sobremesas e queijos) e bebidas de frutas, o qual teve receitas de 3,9 bilhões de euros em 2008. Mais de 14.000 funcionários trabalham para a Parmalat na Europa, nas Américas, na África e na Austrália.
A Parmalat, junção entre “Parma” e “latte”, foi criada em 1961 por Calisto Tanzi. Inicialmente, a empresa tinha o objetivo de industrializar a distribuição de leite na região de Collechio, uma pequena cidade próxima a Parma, e competia com o monopólio do governo. A empresa teve oportunidade de crescer com a inovação da embalagem de papelão da sueca Tetra Pak, que prolonga a vida do leite, é mais higiênica do que as garrafas, preserva as qualidades nutricionais do conteúdo, não precisa de refrigeração e permite a impressão da marca no produto.
Hoje, o grupo está presente com seus produtos e operações em 17 principais países, e em outros 9, através de representantes licensiados. Suas marcas globais são Parmalat para leite e laticínios e Santàl para bebidas de frutas. As marcas do grupo são fortes e bastante conhecidas nas praças de atuação. Fibresse, Omega3, Physical, Vaalia e Zymil são marcas internacionais dedicadas a produtos funcionais com alto valor agregado, e cada região possui marcas locais. A Parmalat é uma companhia com forte tradição na busca pela inovação: o grupo desenvolveu algumas tecnologias líderes nos principais setores do mercado alimentício, particularmente no que se refere ao leite UHT, ao leite ESL (extended shelf life), a leites funcionais, a sucos de frutas frescas, a bebidas funcionais e a cremes brancos. A Parmalat S.p.A., a Companhia