Uma história volatil
Hennig Brand procurava extrair ouro do corpo humano, ele destilou a urina até virar uma pasta, aquecendo a temperatura por vários dias, não conseguiu extrair ouro, mas acidentalmente descobriu o fósforo. O Alquimista Robert Boyle decidiu investigar o fósforo e descobriu que o fósforo produzia o fogo. O químico alemão Johann Becher acreditava que o poder do fogo se dava através do Flogisto (A teoria diz que um combustível possui um componente chamado de flogisto, que é liberado na combustão do material, essas partículas de flogisto seriam absorvidas pela plantas). Henry Caven Dish, pensou ter isolado o flogisto a partir de um experimento, mas na verdade ele descobriu um novo elemento: o hidrogênio.
O químico Joseph Priestley descobriu o oxigênio, mas não percebeu sua grande descoberta. Em um encontro com Antonie Lavosier, fez o experimento de Priestley em um processo inverso, e concluiu que o flogisto não existia, e batizou o novo elemento como oxigênio. Assim Lavosier ficou conhecido como o pai da química, desmentiu então a tão antiga teoria grega dos quatro elementos, ele foi o 1° cientista a definir o que é um elemento: é uma substancia que não pode ser decomposta através de uma reação química. Depois da morte de Lavosier surge o cientista Humpghry Davy, que através de um experimento com eletricidade conseguiu isolar o potássio, continuando suas pesquisas ele conseguiu adicionar mais seis elementos a tabela periódica.
John Dalton, assumiu a teoria atômica o que ele chamou de partículas elementares (atond) ele defendia que todo elemento tem seu peso atômico, ele foi o 1° a tentar organizar os elementos. Sua idéia de organizar os elementos com símbolos pelo peso foi rejeitada por muitos cientistas.