Química uma história volátil
1. Conceitos Básicos
1.1 Elemento
Para a química, existem 92 elementos naturais, isto é, encontrados na natureza. Esses 92 elementos constituem toda matéria possivelmente encontrada. São essenciais para o estudo da vida, quanto à saúde, da tecnologia e do desenvolvimento em si.
1.2 Substância
Uma substância é composta por elementos, podendo ser simples quando é presente átomos de um único elemento químico – como o gás oxigênio (O2) – ou composta quando em sua estrutura é apresentado dois ou mais elementos.
Volatilidade
A volatilidade é uma grandeza que, tanto para a física quanto para a química, refere-se à capacidade de uma substância transpor seu estado – dentre sólido, líquido e gasoso – sopesando sua facilidade quanto à essa habilidade. Para que seja possível computar a volatilidade de uma substância qualquer, é esta, posta em comparação com uma substância referencial de volatilidade já conhecida, como a água.
Alotropia
A alotropia é a dualidade de um elemento, ou seja, a capacidade de sê-lo encontrado em mais de uma forma conhecida, gerando mais de uma substância simples. O oxigênio, por exemplo, ao organizar seus átomos forma diversas substâncias, as duas mais simples são: a sua forma em gás oxigênio (O2) e gás ozônio (O3) encontrado na atmosfera na camada de ozônio.
2. Pioneiros elementares e a refutação dos quatro elementos
2.1 Philipus Aureolus Theophrastus Von Honenheim(1493 – 1591)
Astrólogo, alquimista, médico e físico. Nasceu em Einsiedeln, Suíça. Adota o pseudônimo de Paracelso – acima de Celso, médico romano – que caracteriza facilmente sua índole desbravadora do conhecimento sem temor do conservadorismo