Química - uma história volátil
DE
ARTE
TEMA: Modernismo
ALUNO: Fabrício Enric
SÉRIE/TURMA: 9ºB
DATA: 19/03/2013
Neste trabalho irei falar sobre o movimento cultural: o MODERNISMO.
A primeira metade do século XIX na Europa foi marcada por uma série de guerras e revoluções turbulentas, as quais gradualmente traduziram-se em um conjunto de doutrinas atualmente identificadas com o movimento romântico. Em meados da metade do século, entretanto, uma síntese destas ideias e formas de governo estáveis surgiram. Duas escolas originadas na França gerariam um impacto particular. A primeira seria a impressionista, em 1872, uma escola que tinha suas obras ao ar livre. A segunda foi o simbolismo, que foi o movimento simbolista onde influencio para o desenvolvimento e criação do modernismo.
O modernismo surgiu em Portugal por volta de 1915,com as publicações das revistas Orfeu(1915),Centauro(1916) e Portugal Futurista(1919).A primeira atitude dos novos escritores foi de esquecer o passado, desprezar o sentimentalismo falso dos românticos e adotar uma participação ativa e primar pela originalidade das ideias. O modernismo é um conjunto de movimentos culturais, escolas e estilos que fizeram as artes e os designs do século XX. Enquadram-se nesta classificações a literatura, música moderna, pintura, escultura, teatro, arquitetura e design. Os autores modernos não fundaram propriamente uma nova escola literária, com regras rígidas. Pelo contrário, desvincularam das teorias das escolas anteriores e procuraram para transmitir suas emoções, os fatos da vida atual e a realidade do país de uma forma livre e descompromissada.
O movimento baseou-se na ideia das formas que são ‘’tradicionais’’ como as artes plásticas, design, literatura, organização social e a vida cotidiana, estavam ultrapassadas. Assim como eram antigas, essas ideias foram deixadas de lado e criou-se uma nova cultura. A palavra moderno também é utilizada em contraponto ao que é ultrapassado. Neste sentido,