caso organizacional de uma lanchonete
A partir de um levantamento feito na cidade Salvador, percebeu-se que ainda não havia nenhum estabelecimento que fornecesse sanduíche de mortadela, lanche tradicional fornecido da cidade de São Paulo. A culinária baiana é rica e diversa, mas entende-se que cada vez mais a população tem a necessidade de conhecer novas opções de lanches, bem como ter acesso a diferentes tipos de alimentos e novas formas de entretenimento.
A empresa foi articulada no início do ano de 2013, se consolidou e em novembro do mesmo ano a empresa foi inaugurada. A estrutura legal da Bizza é Sociedade Comercial por quotas de responsabilidade limitada, composta por dois sócios: Laion Gomes de Oliveira e Gabriel Mendes de Souza.
A intenção é atender a todo tipo de público, mais o público jovem é quem mais consome o produto fornecido na empresa. O que ser quer, na verdade, é atrair o público jovem movido pela novidade do produto. Tendo em vista que a empresa encontra num local repleto de diferentes tipos de opção de alimentação, observa-se que é o público interessado nada mais é do que um público mais jovem, tendo como concorrência uma lanchonete especializada no fornecimento de alimentos derivados do açaí, e é bem consolidada no mercado local. O concorrente direto da empresa Bizza tem como carro-chefe o açaí, sendo este o produto principal do negócio e também fornece sanduiches integral sendo um diferencial no local. Entende-se então que há uma perda de clientes para a empresa bizza, pois em um local onde transitam pessoas em uma praça que muitos fazem exercícios, dificulta a aceitação dos mesmos devido a educação alimentar. A empresa está localizada em Salvador, no bairro da Pituba, numa região na qual se encontram empresas com outros tipos de atividades, como por exemplo, delegacia, academia, hospital e salão de beleza.
De acordo com a pesquisa de mercado, 65% da população local ainda tem preferência por produtos já conhecidos no mercado. Portanto, os