arquitetura
Ele recebeu o Grande Prêmio de Roma em 1899, obtendo assim a oportunidade de dedicar todo o seu tempo ao projeto do seu grande sonho, que era a Cidade Industrial, uma cidade moderna.
O seu nascimento em Lyon, mostra a provável influência das características de sua obra, por esta cidade ter a tradição industrial. E o ambiente onde morava, influenciou Garnier a repensar as formas de habitação. Essa obra de Tony Garnier é uma mistura de passado e futuro.
A ideia do seu projeto foi apresentada em 1901, e depois em 1904, os trabalhos foram expostos na Academia de Belas Artes de Paris. Trabalho que gerou muita polêmica entre seus mestres da academia e profissionais da área. Após apresentar a ideia de seu projeto, Tony Garnier foi convidado pelo prefeito de Lyon, para assumir o cargo de Arquiteto chefe, da cidade.
O conjunto das gravuras da Cidade Industrial apresentado pela primeira vez no ano de 1904, mas que só foi editado em 1917 teve seus fundamentos mais básicos a partir da própria vida de Garnier. O modelo em si da cidade, como não é permitido muro lembrava muito a sua educação socialista e igualitária.
O projeto Cidade Industrial, foi muito bem pensado, desde sua localização, seus edifícios administrativos, oque vai funcionar em cada um deles, normas de como se deve cuidar do saneamento, e das áreas de higiene, vamos por tópicos então.
Disposição
Localiza-se ao sudeste da França, onde existe uma pequena cidade medieval. Mas porque logo ali? Perto dessa área existe muita matéria-prima que serviria para construir a cidade, também existe meio de transporte, que no caso eram as ferrovias, e o mais importante de tudo, um rio, que permitiria a construção de uma usina hidrelétrica que alimentaria as fabricas e as