Caso mz consult
1. Quais os pilares da governança foram negligenciados? Cite exemplos no texto.
Pilar da Transparência: Os dados da receita líquida da Americanas.com, não eram informados separadamente e mais recentemente incorporou também o resultado da Shoptime, dificultando ainda mais a projeção. Os analistas, para descobrir, usavam o artifício de descontar os valores da controladora do consolidado para se chegar aos números desejados.
Pilar da Prestação de Conta: O Pão de Açúcar até há pouco tempo, em razão da estratégia de aquisições, o mercado relevava números pouco positivos, pois se tratava de uma fase de expansão. Contudo, este processo foi interrompido há mais de dois anos e a empresa não vem retornando o investimento.
Pilar da Equidade: AmBev com a junção em 03/2004 com a Interbrewm que deu origem a InBev, representou um golpe contra os minoritários, pois a empresa somente pagou tag along aos portadores de ações ordinárias, de baixíssima liquidez e deixou os donos de PNs a ver navios, contrariando uma das mais importantes práticas de governança corporativa.
Pilar da Responsabilidade: O Pão de Açúcar retirou informações importantes do release destinado aos investidores na divulgação do Balanço Trimestral.
2. Esta negligencia, afetam os pequenos investidores? Por quê?
Sim. Conforme verificado no texto a Ambev com a sua junção com a Interbrew, que deu origem a InBev, representou um golpe contra os minoritários, pagando tag along apenas aos portadores de ações ordinárias.
3. Aonde no texto podemos encontrar uma clara evidencia da falta de transparência?
Os dados da receita líquida da Americanas.com não eram informados separadamente e mais recentemente incorporou também o resultado da Shoptime, dificultando ainda mais a projeção.
A própria transação com o Shoptime foi colocada em dúvida, com suspeita de se caracterizar conflito de interesses, pois um dos controladores, o GP Investimentos, também é o controlador das Lojas