Governança corporativa
1- Quais os pilares da governança foram negligenciados? Cite exemplos no texto
R: Como os pilares estão interligados a falta de um desmorona todos. No texto fica claro a falta de transparência, a equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa. Ou seja, os quatro fundamentos básicos de uma boa governança corporativa. No texto relata, por exemplo, que em relação a lojas americanas, a dívida informada foi relativa a 2004, sem atualização para a data do negócio, setembro de 2005, período em que o montante teria crescido. A dívida informada foi relativa a 2004 sem atualização para a data do negócio, setembro de 2005, período em que o montante teria crescido. Fica clara a falta de transparência. Na AmBev, por exemplo, a junção em março de 2004 com a Interbrew, que deu origem a InBev, maior cervejaria do mundo, representou um golpe contra os minoritários, pois a empresa somente pagou tag along aos portadores de ações ordinárias. O que neste caso fica claro a equidade.
2- As negligencias, afetam os pequenos investidores? Por quê?
R: Sim, pois no ponto de vista deles "Quando se ganha dinheiro com um papel, se faz vista grossa a outras indagações", Tais como Sócios minoritários mesmo que isso contrarie uma das mais importantes práticas de governança corporativa.
3- Aonde no texto podemos encontrar uma clara evidência da falta de transparência?
R: “Porém, a maior parte dos analistas é cautelosa - ou até deixam de recomendar o investimento - por causa da falta de acesso a algumas informações”.
4- Olhando para o mercado, algumas ações mostram ótima valorização. Por que nem sempre isto significa um bom negócio?
R: Porque se faltam pilares importantes da governança corporativa.
O risco de investimento nessas empresas é muito alto. Já vimos muitas quebras por má