Gestão de competências
GESTÃO DE COMPETÊNCIAS
Administração de Recursos Humanos por Competências : enfim, uma forma de tornar a administração de recursos humanos estratégica.
De um lado termos a organização, com um conjunto próprio de competências, são concretizadas no seu patrimônio de conhecimentos. Tal patrimônio, estabelece as vantagens competitivas da empresa, de outro lado temos as pessoas, com seu conjunto de competências que pode ou não estar sendo aproveitado pela empresa.
O objetivo da empresa é de se tornarem mais forte, competitiva em um mercado que possui tamanha exigência em seus produtos e serviços mediante sua concorrência. Pode-se considerar elemento decisivo o patrimônio de competências junto a uma empresa, pois são importantes para o seu desenvolvimento.
A empresa constituída de um conjunto de competências, transfere para o colaborador seu patrimônio, enriquecendo-o e preparando para enfrentar novas situações profissionais dentro ou fora da empresa. O funcionário por sua vez colabora com suas competências favorecendo uma troca, que proporciona o alcance de determinado objetivo.
Quando a empresa contrata um funcionário, a mesma requer resultados específicos junto a uma mão-de-obra que proporcionará o alcance de objetivos. O indivíduo deverá entregar seus conhecimentos, habilidades e atitudes para a empresa, que será avaliado e analisado pela mesma, na qual deverá gerir orientações e recompensas.
O conceito competências para muitos profissionais e teóricos da Administração, constituí-se em um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para que a pessoa desenvolva suas atribuições e suas responsabilidades.
Competência é a qualidade de quem aprecia e resolve certo assunto, fazer determinada coisa; significa capacidade, habilidade, aptidão e idoneidade.
Para Fleury e Fleury (2001, p. 21) relata o conceito competência da seguinte forma: um saber agir responsável e reconhecido que implica mobilizar,