Caso gol
A Gol, após uma análise mercadológica, identificou que existia um nicho onde poderia atuar. Soube aproveitar a má fase das demais companhias existentes no mercado, para implantar um novo modelo de atuação. Uniu estas duas variáveis, diagnosticando a situação atual (da época), analisando internamente o que poderia ser implantado, estudou o ambiente externo, fez sua formulação estratégica, implantou estratégia tal, e atualmente tem feito o controle de suas operações.
2. Quais lhe parecem ser a missão e visão da Gol? Você acha que elas mudaram ao longo dos anos? Consulte o site da empresa para confirmar a sua resposta.
Entendo que a missão da Gol tenha sido a de atuar de forma segura e rentável, com responsabilidade, nas atividades de aviação civil, fornecendo serviços de qualidade e que atende à classe econômica. Como visão, a empresa tem como objetivo alcançar liderança do mercado brasileiro de aviação civil, e tornar-se a empresa mais procurada para voos domésticos com qualidade e preços accessíveis. Ao longo dos anos, a gol viu que poderia também atuar, ainda de maneira discreta, na atuação para classes de níveis mais elevados, deixando claro para os clientes de classe econômica, que eles não estariam perdendo em nada, entendendo inclusive, que os serviços adicionais seriam dispensáveis às suas necessidades.
3. Faça uma análise SWOT para o início das operações da GOL.
Pontos Fortes Potenciais: Produtos de alta qualidade; Estrutura de custos baixos; Forte pesquisa de desenvolvimento.
Pontos Fracos Potenciais: Imagem fraca da marca.
Oportunidades Potenciais: Queda dos concorrentes; Mudança de hábito de consumo.
Ameaças Potenciais: Entrada de concorrentes estrangeiros; Ameaça de takeover.
4. Segundo a tipologia de Michael Porter, qual é a estratégia de negócio seguida pela Gol? Quais são suas principais vantagens competitivas?
Levando