caso estrela
Segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos, em uma pesquisa de 2011, o mercado de brinquedos teve um crescimento, mesmo com o também crescimento do mercado videogames e demais jogos eletrônicos. Para isso, foi necessária uma readaptação por parte dos fornecedores, que entenderam e decidiram conciliar os seus produtos com as novas tecnologias preferidas pelas crianças.
Para manter os níveis de crescimento, é imprescindível realizar essa conciliação com as novas tecnologias, principalmente a de jogos eletrônicos, que há muito já se consolidaram como preferida pelas crianças.
Baseando-se nesses dados podemos considerar o diagnóstico e a investigação feitas pela reportagem corretas e também um prenúncio do crescimento ainda maior do mercado de brinquedos que aconteceria nos anos seguintes.
3- Analise a competitividade da Estrela frente seus concorrentes nacionais e internacionais. Suas vantagens competitivas são sustentáveis no longo prazo? Justifique teoricamente sua resposta, utilizando principalmente os textos 24 e 25; 44 e 45; 51 e 52; 55 a 57 e 67 e 68 da apostila de textos obrigatórios. (vide dados complementares e sites das empresas).
No mercado nacional a estrela se consolidou como uma das maiores fabricantes do mercado, sempre atenta as novas tendências e preferências do público, mantém um alto grau de inovação em sua produção. Para se manter no topo a empresa sempre seguiu as ações das principais potências do mercado mundial para se diferenciar e sobrepujar a concorrência. No entanto, a empresa tem lutado contra a crescente entrada ilegal de diversos produtos asiáticos no país, vendidos a baixíssimos preços. Além disso, a entrada de gigantes como a Sony