Caso de Marketing: Água Serra da Estrela
Para melhor caracterizar o mercado, foi realizado um estudo que permitiu recolher informações importantes sobre o potencial de mercado, o perfil dos consumidores e o reconhecimento (ou não) das águas premium. A partir deste estudo, e da análise ao mercado das águas em geral, será possível definir a estratégia de marketing e estabelecer a política de marketing mix para este novo produto.
1 – MERCADO
A nível mundial, o consumo de água per capita ronda os 15 litros por ano, valor este bastante baixo quando comparado com a média de consumo que se regista na Europa. A Europa é o principal mercado consumidor de água engarrafada, com uma média de 110 litros por pessoa (dados de 2007), ou seja, cerca de metade de toda a água engarrafada produzida no mundo.
A posse ou não de gás é responsável pela principal distinção de mercado, distinguindo-se as águas lisas das com gás.
Em 2007, as vendas de água engarrafada em Portugal representaram um volume de negócios superior a 275 milhões de Euros, correspondendo a um volume de 975 milhões de litros de água para todas as empresas a operar neste sector que emprega mais de 1500 pessoas. E a tendência é para que estes totais continuem a ganhar volume. Basta olhar para a evolução recente do consumo. Há dez anos, cada português bebia, em média, 63 litros. No final de 2007, aquela média subiu para os 95