Caso dunamis
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE MARKETING
PROFESSORA: ANANDY KASSIS ALVIM-HANNAS
ALUNA: ALESSANDRA Resumo do estudo de caso Dunamis
Este caso conta a trajetória desenvolvida desde a implantação dos vinhedos até a decisão de se criar uma marca e a linha de produtos. Os principais desafios que se apresentam estão em posicionar-se frente a um público consumidor que tem pouco hábito de consumo, A Dunamis Vinhos e Vinhedos lançou seus primeiros vinhos no mercado brasileiro em novembro de 2010, tendo como desafio estar entre as principais marcas de vinho do Sul e como meta para 2030 estar entre as 10 marcas de vinhos mais importantes no Brasil.
O produtor rural José Antônio Peterle, cultivava pomares de uvas e maçãs, visto que seu preço entre o ano de 2001 e 2002 eram bastante favoráveis, mais no ano de 2011 já havia caído bastante, foi aí que nasceu a idéia de iniciar seus vinhedos. A região escolhida, denominada Região da Campanha Gaúcha é considerada ideal para o cultivo das variedades de uvas escolhidas.
No ano de 2005, já pensando em ter o seu próprio vinho, o empresário começou uma parceria com a Embrapa (entidade governamental de referência em qualidade e apoio técnico ao produtor rural). Justamente nesse período o preço da uva vinífera começou a cair assim ele passou a vinificar. Quase três anos após o início dos trabalhos Peterle já tinha uma idéia do potencial de suas uvas, em busca de um profissional que cuidasse da distribuição e implantação de um novo produto no mercado o produtor foi apresentado a Júlio César Kunz, ciente das dificuldades de lançar uma nova marca no mercado brasileiro, Júlio Kunz engajou-se ao projeto como consultor de planejamento.
Por ter em sua trajetória uma experiência como diretor e conselheiro de uma importante cooperativa gaúcha, Peterle reconheceu a necessidade de desenvolver um planejamento de marketing que orientou, a partir daí, todas as ações do negócio.
Após o início desta etapa, iniciou-se o