Caso Dunamis
1. Quais as vantagens e desvantagens de se ter trabalhado com o modelo de planejamento de marketing, para lançar a nova marca de vinhos no mercado. Quais foram os impactos negativos e positivos para a organização?
Podemos definir um produto como tudo que por ser oferecido a um mercado para satisfazer uma necessidade ou desejo de quem o consome, porém, de acordo com o que foi exposto no caso, os produtores de vinho no Brasil em geral possuíam o foco direcionado somente ao produto e não ao seu consumidor, desta forma, o produtor José Antonio Peterle obteve vantagem para com seus concorrentes nacionais. Com apoio de profissionais especializados, pode analisar detalhadamente o mercado, elaborar seu produto e definir sua estratégia para direcionar seu composto de marketing.
O planejamento de marketing foi utilizado pela empresa como ferramenta estratégica gerencial direcionada para identificar suas forças, fraquezas, oportunidade e ameaças, das quais podemos ilustrar da seguinte forma:
É possível detalharmos esses pontos da seguinte maneira:
• Forças: o Alta qualidade – com apoio de profissionais especializados, a futura produtora de vinho combinou estrategicamente um conjunto de fatores de plantio, como tipo de uva, tipo de solo e localização com o objetivo de colher a melhor uva venífera possível resultando na qualidade do produto.
o Gestão estratégica – Peterle conhecia na prática as vantagens de uma gestão estratégica, pois já havia atuado em empresas, nas quais pôde vivenciar tais fatos. Este know-how resultou em um produto estrategicamente planejado, dirigido por pessoas
• Fraquezas: o Distribuição: embora a empresa tenha focado grande esforço na produção, tornar o produto disponível para o consumidor foi e ainda é um dos maiores dificuldades da empresa.
• Ameaças: o Consumidor de vinho com tendência ao produto importado – O publico consumidor do segmento que possui conhecimento sobre vinhos finos possui