Caso de uso
Uma locadora aluga carros aos clientes previamente cadastrados. Caso o cliente não esteja cadastrado, esta atividade custodial é realizada, separadamente em outra atividade do sistema. Caso um carro, disponível, seja escolhido pelo cliente este é alugado, sendo registrada a data inicial junto ao aluguel. Para que o cliente possa alugar um carro, este não pode estar com dívida pendente.
Os carros são descritos pela placa, ano, modelo, descrição, km, preço por km, situação (disponível, etc), taxa diária, observações (infromações gerais) e sua imagem. Os clientes são cadastrados pelo seu cpf, nome, endereço, telefone e dívida (reservado para registrar pagamentos pendentes).
Quando o cliente devolve o carro, a situação do carro é alterada para “disponível”, o km é atualizado com o km atual do carro e um recibo é emitido, baseado nos kms rodados e nos dias em que ficou com o carro. Ainda na atividade de devolução é removido o registro do aluguel e, caso o cliente não possa pagar, a dívida do aluguel é registrada junto ao cliente.
O cliente pode a qualquer momento pagar sua dívida e o gerente pode solicitar relatórios sobre as informações da locadora.
A primeira questão é endereçada sobre a necessidade do novo sistema para Locadora. A locadora tem os recursos necessários para a implementação do sistema ? Quais os riscos para os negócios da Locadora com o novo sistema ?
Nesta primeira fase de concepção do sistema, deve-se definir os objetivos (estratégicos, táticos e operacionais a serem atingidos com o novo sistema.
No caso da locadora tem-se os seguintes principais objetivos operacionais: ▪ Controlar o aluguel e devolução de carros; ▪ Controlar o pagamento de aluguel de carros; ▪ Manter cadastro de clientes e carros; ▪ Emitir relatórios e consultas; e ▪ Controlar dívida dos clientes.
Os seguintes atores foram definidos para o problema: ▪ Cliente – alguém que aluga e devolve o carro, e