Projeto sobre ludicidade
O ser humano em suas diferentes fases de desenvolvimento está sempre construindo conhecimentos, tentando se organizar. Para cada etapa há relações com os tipos de construções realizadas e destas vivências despontam modos de atuação que se adéquam melhor a vida cidadã.
Construir um saber é apropriar-se de um conhecimento. É devido á este processo que a criança irá construindo o seu conhecimento através de um brinquedo, jogos ou de alguma iniciativa vindo da família, como por exemplo, uma história contada.
As situações de brincadeiras possibilitam, também, às crianças, o encontro com seus pares, fazendo com que interajam socialmente, quer seja no espaço escolar ou não. No grupo descobrem que não são os únicos sujeitos da ação, e que para alcançar seus objetivos precisam levar em conta o fato de que outros também têm objetivos próprios que querem satisfazer.
Sem a brincadeira fica difícil o processo de aprendizagem. É necessário que a construção se faça á partir do jogo, da imaginação, do conhecimento do corpo, fase esta em que a criança na faixa de 2 á 4 anos tem curiosidades muitas vezes não compreendidas pelos pais e educadores.
Os jogos quando usados adequadamente tornam a aprendizagem menos mecânica, mais significativa e prazerosa para o aluno, cabendo ao educador utilizar as brincadeiras no espaço escolar com a devida seriedade, considerando a importância da prática através de reflexões para relacionar o processo de desenvolvimento infantil ao surgimento das brincadeiras, considerando que o brincar vai além das questões estritamente cognitivas, sendo culturalmente, uma atividade humana.
Para isto, as contribuições de Piaget, Vygotsky e Wallon (apud UVA/2005) entre outros pensadores da Educação apresentam experiências concretas na realidade brasileira que permitem uma perspectiva em que se prioriza na Educação Infantil as bases primeiras da formação para cidadania, percebendo-se a criança como ser humano pleno.
OBJETIVOS
. Compreender e