caso de thaylor
A direção é uma das quatro funções da administração relacionada com todas as atividades organizacionais que envolvem a interação entre os administradores e trabalhadores. É responsável por articular as ações, direcionar os esforços individuais, orientar as pessoas para um objetivo comum. A direção é uma das mais importantes e exigentes funções da administração pois constitui em um elemento essencial para consolidação de boas relações entre trabalhadores e administradores.
BASES DO COMPORTAMENTO INDIVIDUAL
Para se alcançar uma direção eficaz, os administradores precisam analisar o comportamento individual dos trabalhadores, precisam compreender as atitudes dos funcionários com relação a organização; a personalidade, o conjunto de características psicológicas que diferencia um indivíduo; a percepção, processo pelo qual as pessoas interpretam a organização; e a aprendizagem, ou seja, a forma como as pessoas aprendem interpretando e avaliando as conseqüências.
- Atitudes dos funcionários em relação ao trabalho, se o funcionário está satisfeito ou não com seu cargo, é analisada pela existência de bons relacionamentos com os colegas. Os coordenadores da empresa Irmãos Valença buscam o bom relacionamento para que as pessoas se sintam mais confortáveis e para evitar conflitos entre os funcionários, buscando conservar uma boa relação do funcionário e seu superior mantendo-o envolvido e comprometido com a organização. A reunião do bom dia, onde se faz uma oração antes de começar o expediente é outra maneira de proporcionar maior interação entre os funcionários. Um trabalhador com atitudes positivas é um trabalhador mais produtivo, satisfeito e envolvido no trabalho.
- A personalidade de um indivíduo, é outra forma de analisar o comportamento individual, que se refere ao conjunto de características psicológicas que o difere de outras pessoas. O gestor da empresa em estudo analisa personalidade individual por meio da contratação de um funcionário em que se