A Chegada Na Universidade Representa V Rios Fatores Marcantes Na Vida De Um Estudante
THAYLOR FERRAZ DE SOUZA CORDEIRO.
A chegada à universidade representa vários fatores marcantes na vida de um estudante, a expectativa de construir novos conhecimentos, novas formas de ver o mundo e novas amizades renova as esperanças de um futuro melhor, acenando com novas possibilidades de vida - para si e para a sociedade.
Mas para que isso ocorra, deve haver uma decisão pessoal firme de aproveitar da melhor forma possível a infra-estrutura da instituição, esperar apenas que os professores apresentem conhecimentos previamente elaborados é uma atitude muito comodista e incompatível com os propósitos maiores de uma formação. A qualidade de um curso não depende apenas dos professores, de laboratórios bem equipados, de boas bibliotecas e de salas de aula confortáveis. Depende muito da qualidade e da motivação do estudante que nele ingressa.
Devemos nos preocupar com o nosso futuro profissional e cuidar continuamente do nosso processo de formação, e não apenas durante o curso de graduação. Pois muitas empresas modernas, acredita-se que a meia-vida dos conhecimentos de um engenheiro seja menor que dez anos. Isso significa mais ou menos o seguinte: a metade de tudo que se aprende num curso de graduação será considerado conhecimento obsoleto em menos de uma década.
No ritmo em que têm evoluído a ciência e a tecnologia, estima-se que dentro de dez anos o montante de conhecimentos no mundo dobrará. Podemos apostar também na seguinte previsão: quem está iniciando hoje um curso de engenharia ainda estará atuando como engenheiro dentro de 30 ou 40 anos, ou seja, quem pretende ser um indivíduo ativo na sua maturidade profissional deve aprender, definitivamente, a estudar com eficiência. Para que isso aconteça, imaginamos que seja fundamental saber usar adequadamente os recursos disponíveis para conseguir um bom aprendizado.
CONSIDERAÇÕES SOBRE UM MÉTODO DE ESTUDO
O curso universitário exige do estudante uma série de