PCP Atual
1 INTRODUÇÃO .................................................................. 1.0
2 Produção do vinho ...................................................................... 2.0
3 tabelas e desenvolvimento............................................ 3.0
4 CONCLUSÃO ....................................................................... 4.0
5 Bibliografia................................................. 5.0
1.0 Introdução
O objetivo deste trabalho é discutir o tema baseado em produção de vinho, na fazenda Nossa Senhora da Conceição, ramo artesanal, seguimento alimentício, como abordagem na parte de consumo em litros, consumo da uva e na produção da bebida, levando em consideração, os fornecedores, estoque, demanda, produção agregada e custo final.
2.0 Como elaborar vinho artesanalmente
Para elaboração do vinho é importante, inicialmente, separar o engace (cacho) dos grãos da uva e depois esmagar, para facilitar a extração do mosto. O esmagamento da uva não deve ser um processo enérgico que triture a película, mas o suficiente para facilitar a extração do mosto.
A elaboração do vinho tinto requer obrigatoriamente a participação da película da uva (casca). No caso do vinho branco, ao contrário, ele se distingue pela fermentação exclusiva do mosto, sem a película. Para elaborar vinho tinto, o período que a película fica em contato com o mosto é variável segundo o tipo de vinho que se quer. Vinhos mais leves (ligeiros) são feitos a partir de períodos de contato da película com o mosto curtos, geralmente, 2 a 4 dias. Não se recomenda deixar muito tempo com a casca principalmente quando a uva utilizada para elaborar o vinho é de pouca qualidade. O período que o mosto fica em contato com a película é designado de período de maceração.
Fermento
Quanto a utilização de fermento é importante utilizar levedura (fermento) seca ativa, específica para vinho. São fermentos selecionados para dar um bom rendimento alcoólico