caso concreto de IED
Caso concreto 1
R.: As afirmativas 1 e 2 se utilizam de princípios lógicos e científicos para basear suas afirmações, logo, são exemplos de juízo de fato; por outro lado as afirmações 3 e 4 utilizam-se de afirmações sentimentais e alegações do senso comum assim classificando-se como juízo de valor.
Caso concreto 2
R.:
(3) (1) (2) (4) (5)
QUESTÃO OBJETIVA (Auditor Receita Federal-2002)
R.: Letra B
semana 2
Caso 1
1 – Direito, do ponto de vista jurídico, é um instrumento de controle social que faz uso da lei, da norma, para determina algo como possível permitido ou impossível, não permitido. Mas a palavra “direito” pode configurar-se de diferentes maneiras sendo impossível definir uma forma definitiva para seu significado.
2 – O direito não assume um posto fixo em nenhum ponto extremo, ele se configura para atender as necessidades sociais, sendo o ideal de manter a ordem social um deles e a proteção do individuo em quanto cidadão outro. O direito é sim uma forma de controle social, mas não se limita as normas, ele adentra a sociedade com o ideal de protegê-la e até a transformar.
Caso 2
• Teoria dos círculos tangentes;
• O direito é fruto da sociedade, da razão humana, assim como a moral, porém, não é possível alegar que o que é moral para um ser seja exatamente o que é para outro, muito do que é moral para a maior parte da população este disposto no direito, na forma de lei ou norma, mas muito do que não é tido como moral por dada parcela da população também esta presente no direito. Se para o jovem Thiago Souza seria moral que seus avós lhe suprissem as necessidades alimentares, dadas suas condições econômicas como melhores que as de seus pais, para a justiça, embasada no art. 1.698, CC/02 e na não confirmação da impossibilidade dos pais exercerem esta função, como é o visado, não o foi certo. Muitos poderiam alegar moralidade no pedido de Thiago enquanto outros dizerem ser imoral, mas a lei é objetiva e visa atender o que,