caso concreto 4
Marcelo José contrata com João Otávio a locação de um imóvel na cidade de Ourinhos, por determinado preço. João Otávio, locatário, perde o celular, bate com o carro, chega mais cedo em casa sem avisar e descobre que é traído pela esposa, por isso entra em profunda depressão que o leva a perder o emprego e por este motivo deixa de pagar os valores acordados. MarceloJosé, com base na Lei 8.245/91 (Lei de Locação), entra com ação de despejo cumulada com cobrança dos alugueres em atraso, recuperando, após a decisão do juiz, a posse direta de seu imóvel.
Após a leitura do texto, responda:
a) Qual o fato determinante do despejo de João Otávio?
Falta de pagamento
b) O que visa a Lei de Locação preservar quando determina o despejo do mau pagador? Justifique.
Visa preservar e assegurar direito,propriedade e crédito.pois ele não tem direito de deixar ninguém morar de graça na propriedade dele.e o critério onde ele tem uma divida
c)Podemos dizer que esta norma contida na Lei de Locação descreve um fato para preservar um valor?
Justifique
.para preservar um fato,sim descrever para preservar um valor toda norma descreve um fato porque adotamos a teoria tridimensional do direito,o direito esta composto em direito,valor e norma.
QUESTÃO OBJETIVA
1) Para que haja um fenômeno jurídico é necessário existir fato, valor e norma. Com a criação da norma, o fato e o valor ficam interligados e entram no mundo jurídico como única coisa. O Direito ilumina o fato relevante.
O disposto acima consagra o seguinte:
a) Jus Naturalismo;
b)Jus Positivismo;
c)Teoria Tridimensional do Direito;
d)Teoria dos Círculos Independentes;
e)Teoria dos Círculos Concêntricos.