Caso concreto 10
TÍTULO DA ATIVIDADE ESTRUTURADA:
Ética e Moral
OBJETIVO:
Compreender os princípios éticos da atuação da psicologia na área jurídica.
COMPETÊNCIAS/HABILIDADES:
Articulação entre os princípios da ética e as possibilidades de atuação do psicólogo no campo jurídico.
Responda:
1) O que diferencia moral e ética?
RESPOSTA: Ética é um conjunto de procedimentos com base no bom senso e característica de diversas funções e profissões, enquanto a Moral é algo que confere ao ser humano respeito e consideração e também rege o comportamento humano para o sentido do bom viver e do respeito mutuo.
Sendo assim ética confere regras Moral confere respeito e procedimentos.
2) Faça uma análise de um dos itens do Código de Ética Profissional do Psicólogo considerando tudo o que foi estudado sobre a articulação entre Psicologia e Direito.
RESPOSTA: Códigos de Ética expressam sempre uma concepção de homem e de Sociedade que determina a direção das relações entre os indivíduos. Traduzem-se em princípios e normas que devem se pautar pelo respeito ao sujeito humano e seus direitos fundamentais. Por constituir a expressão de valores universais, tais como os constantes na Declaração Universal dos Direitos Humanos; sócio culturais, que refletem a realidade do país; e de valores que estruturam uma profissão, um código de ética não pode ser visto como um conjunto fixo de normas e imutável no tempo.
Art. 17 – Caberá aos psicólogos docentes ou supervisores esclarecer, informar, orientar e exigir dos estudantes a observância dos princípios e normas contidas neste Código.
Art. 18 – O psicólogo não divulgará, ensinará, cederá, emprestará ou venderá a leigos instrumentos e técnicas psicológicas que permitam ou facilitem o exercício ilegal da