Caso Clinico-Meningite
Agente Etiológico: Haemophilus influenza, inicialmente designada de bacilo de Pfeiffer, é uma bactéria que provoca meningites e septicemias, ambas geralmente em crianças (menores de 5 anos de idade); infecções no ouvido médio e na garganta; celulite; e, mais raramente, outras doenças, como pneumonia. É Cocobacilo Gram-negativo. A utilização de vacinas diminuiu drasticamente o número de pessoas infectadas. Os tipos de H. influenzae vão de A a F, predominando o tipo B, o mais virulento deste grupo.
O Hi é uma bactéria responsável por significativa morbilidade e mortalidade em todo o mundo, especialmente em crianças com menos de 5 anos. Existem vários tipos de Hi, no entanto, na fase pré-vacina a doença grave era causada principalmente pelo Hi tipo b (Hib).
O Hi vive na orofaringe das pessoas, mas nem sempre causa doença, essas pessoas são aquelas que denominamos de portadores assintomáticos, ou seja, sem sintomas. As crianças em idade pré-escolar são o grupo que tem a mais elevada percentagem de colonização da orofaringe. A transmissão da doença ocorre por gotículas respiratórias. Os fatores de risco para uma pessoa desenvolver doença são: idade inferior a 2 anos, baixo nível socioeconômico, viver em locais com elevada densidade populacional, sofrer de uma doença de base como imunodeficiência, infecção VIH, doença do sangue, não ter baço, ou ter uma infecção viral nos dias anteriores. O aleitamento materno, nas crianças abaixo dos 6 meses, protege da doença invasiva por Hib.
O Hi causa doença no trato respiratório, tal como otite média, sinusite, pneumonia e bronquiolite, a maioria causada por Hi não capsulados. A doença grave, invasiva é geralmente causada pelo Hib, nas crianças com menos de 2 anos e inclui: meningite, habitualmente grave com uma importante taxa de sequelas neurológicas (15 a 30%); epiglotite, uma infecção grave com marcado edema e inflamação das cordas vocais e tecidos circundantes; infecção articular ou óssea;