meningite
Processo inflamatório das leptomeninges (membranas que envolvem o sistema nervoso central) = meningoencefalite
Considerado problema de saúde pública, a meningite infecciosa representa um percentual elevado de casos no Brasil e no mundo, sendo doença de notificação compulsória.
No mundo estima-se a ocorrência de mais de 1 milhão de casos de meningite, com cerca de 200 mil óbitos/ano.
Foram notificados no Brasil uma média de 29.000 casos anuais na década de 90, onde 18 % destes eram de etiologia meningocócica.
Adotada
internacionalmente a denominação doença meningocócica é a mais utilizada para os estudos epidemiológicos. Pode-se observar de acordo com pesquisas que a ocorrência da doença predomina em homens e as crianças especialmente lactentes são as mais susceptíveis. Já em condições endêmicas cerca de 60% dos casos afetam menores de 10 anos, o que torna-a doença de infância.
Em 2008, em Minas Gerais, foram notificados 1912 casos suspeitos de meningite. A taxa de incidência das meningites em
2008 em Minas Gerais foi de aproximadamente 7 casos por
100.000 habitantes.
De acordo com a distribuição temporal identificam-se mais a ocorrência da doença no inverno. Sendo a população mais carente a mais atingida, mesmo que não seja notada a classificação de risco em relação a esta tendência, indicadores mostram também que em países desenvolvidos a ocorrência da doença na população de nível social econômico baixo.
Em geral sua ocorrência é endêmica. Entretanto, podem produzir grandes epidemias limitadas por comunidades institucionalizadas (creches, escolas, presídios, enfermarias,etc.)
Dentre as infecções do SNC, as bactérias e os vírus são os microrganismos mais frequentes.
NÃO INFECCIOSOS tóxicas, neoplásicas, reumatológicas, medicamentosas... Streptococcus pneumoniae (pneumococos),
Haemophilus influenzae (hemófilos),
Neisseria meningitidis (gonococos).
O meningococo (Neisseria meningitidis),