caso 4
Leia o texto abaixo eresponda as questões propostas:
Em 1883, Franz Boas foi estudar os esquimós e passou um tempo convivendo com eles. O autorfez as seguintes observações no seu diário:
"Frequentemente me perguntoque vantagens nossa "boa sociedade" possui sobre aquela dos "selvagens" e descubro, quanto mais vejo de seus costumes, que nãotemos o direito de olhá-los de cima para baixo. Onde nosso povo,poder-se-ia encontrar hospitalidade tão verdadeira quanto aqui.. Nós, "pessoas altamente educadas", somos muito piores relativamentefalando ... Creio que, essa viagem tem para mim uma influência valiosa, elareside no fortalecimento do ponto de vista da relatividade de toda formação (...)" (Trecho extraído do livro Antropologiacultural/Franz Boas. Celso Castro (org). Rio de Janeiro:Jorge Zahar Editor,2004).
Identifique e explique que método antropológico foi utilizado pelo autor em sua pesquisa?
R: O método Etnográfico, poisele se inseriu na cultura e na sociedade dos esquimós e vivenciou todaa sua rotina de vida para chegar a conclusão final.
Elabore uma análise sobre relativismo cultural a partir das observaçõesfeitas por Franz Boas.
R: O autor na sua convivência com outro modo de viver dos esquimós
chegou a conclusão do relativismo cultural, pois a sua cultura que se dizeducadas não excede a hospitalidade deles, por serem em menos numero do que em uma sociedade ocidental por exemplo, são tão educados e organizados socialmente quanto nós.
A eleição alemã de domingo colocou os primeiros negros, um ator e um químico, e uma muçulmana, no Parlamento do país que, além de ser a capital industrial, também se afirma como o centro cultural da Europa. Eles estão entre os 34 deputados de origem estrangeira eleitos, contra 21 do último pleito. Nascido no Senegal, o químico negro Karamba Diaby reconhece que sua eleição foi um fato histórico. Após ganhar uma bolsa de estudos, ele se mudou para a cidade de Halle, na antiga Alemanha