Case unimed
Unimed Curitiba
Unimed Curitiba
Situação
Perfil
A Unimed Curitiba é uma cooperativa de médicos fundada em 6 de agosto de 1971, que teve início em uma assembléia de apenas 23 médicos. O objetivo principal de sua fundação foi a crença no cooperativismo para construção de um serviço de atendimento à saúde, baseado em qualidade, sem mercantilização da medicina. O número de cooperados passou, em quase quatro décadas, para aproximadamente 4 mil médicos. Além disso, a cooperativa conta com mais de 425 mil clientes e detém cerca de 60% do mercado de planos de saúde em Curitiba e Região Metropolitana.
A Unimed Curitiba é operadora de plano de saúde que se relaciona com uma população superior a muitas cidades de porte médio do país. Somente entre médicos e clientes o universo de pessoas atingido pela Unimed Curitiba caminha a passos largos para o meio milhão. Esse dado já torna inevitável a interdependência entre a TI e o plano de negócios para se conseguir satisfação na utilização dos planos de saúde dos clientes, escala, eficiência, rentabilidade e boas condições para prática da medicina de qualidade. Dada a importância estratégica da matéria e do alinhamento dessas áreas, a Unimed Curitiba começou a implementar em março de 2008 uma série de Processos de Gestão de TI por meio de procedimentos que demonstram a transparência na demonstração dos resultados e na compreensão das propostas do processo.
Solução
A gestão de TI elegeu três pilares fundamentais: gestão de pessoas, gestão de processos e gestão de tecnologia. Essa divisão permitiu que um conjunto de ações planejadas ocorresse simultaneamente na TI e nas demais áreas do negócio. O ganho de eficiência também foi visível.
♦
Site www.unimedcuritiba.com.br Na gestão de pessoas, o quadro funcional precisou ser adequado ao novo modelo da organização, alterando o perfil da equipe. Também se instituiu a realização permanente de treinamentos, capacitando e