Case - unidades produtoras.
Case - fixação unidades produtoras.
1. Sabe-se que tanto um laboratório de produtos farmacêuticos como uma indústria siderúrgica têm seus clientes intermediários e seus clientes finais. O que se pergunta é:
a. Quem são esses clientes?
- Clientes Intermediários Laboratório Farmacêutico: Farmácias;
- Clientes Finais Laboratório Farmacêutico: Consumidores (compradores) dos remédios, cremes e afins;
- Clientes Intermediários Indústria Siderúrgica: construtoras (prédios, galpões, etc), montadoras (veículos, máquinas, etc);
- Clientes Finais Indústria Siderúrgica: compradores de veículos, máquinas (agricultores), etc.
b. É verdadeiro afirmar que a preocupação dos laboratórios farmacêuticos com seus clientes finais é maior do que a da indústria siderúrgica, já que esta se preocupa mais com os seus intermediários? Por quê?
Sim, porque os clientes finais dos laboratórios farmacêuticos têm uma preocupação maior com a ‘origem’ farmacêutica e muitas vezes optam por um laboratório ou outro (dependendo da familiaridade), e a indústria siderúrgica não possui esta ligação direta com o cliente final.
2. Os clientes dos serviços de um setor de “recrutamento e seleção” de uma grande loja de varejo são clientes internos ou clientes externos? Por quê?
São clientes internos, uma vez que os beneficiados pelo serviço de ‘recrutamento e seleção’ serão os próprios funcionários, geralmente gestores que necessitam de novos funcionários.
3. Em um shopping Center, quem são os clientes do serviço de segurança prestados pelo próprio shopping? Esses clientes são internos ou externos? São individuais ou coletivos?
Clientes externos e internos se beneficiam do serviço, uma vez que a segurança será prestada a todos que freqüentam o estabelecimento e também se caracterizam pelo ‘coletivo’, por atender a todos de uma forma geral (o mesmo serviço é aplicado a todos igualmente) e não individual.
4. A seguinte tabela apresenta os clientes típicos de um