Case Organizacional Walmart
1. Apresentação da empresa
a. Histórico
A rede foi fundada nos Estados Unidos em 1962, com a abertura da primeira loja de descontos Walmart em Rogers, no Arkansas. Dez anos depois (em 1972), a empresa abriu capital na Bolsa de Valores, o que acelerou sua expansão. No final dos anos 70, já contava com 276 lojas em 11 Estados.
Em 1983, a empresa abriu o primeiro Sam's Club e em 1988 o primeiro Supercenter. O Walmart se transformou em uma empresa internacional em 1991, quando abriu o primeiro Sam's Club perto da Cidade do México.
b. Negócio
O Walmart é hoje a maior e mais influente empresa do mundo, levando-se em conta o faturamento. O desenvolvimento deste conglomerado americano foi espantoso. Após um início tímido como uma rede de supermercados interiorana, Sam Walton, fundador da rede, construiu algo que dificilmente podemos imaginar ser possível no presente. Walton era o típico empreendedor: começou do zero e cometeu uma série de erros, porém manteve-se fiel ao sonho de construir uma grande empresa. Sua genialidade - centro da fórmula de sucesso do Wal-Mart - residia numa idéia aparentemente simplória: compre barato, venda barato, mantenha as prateleiras bem sortidas, trate os clientes com respeito, valorize seus colaboradores e preste muita atenção aos acertos da concorrência. Isso se tornou uma espécie de dogma da companhia. O Wal-Mart é mais que um empreendimento. É quase uma religião, cujo princípio fundamental é lucrar muito e sempre.
c. Missão / Visão
Ajudar as pessoas a economizar e fazê-las viver melhor foi o objetivo visualizado por Sam Walton ao abrir as portas do primeiro Walmart, há 50 anos. Hoje, essa missão é mais importante do que nunca. Trabalhamos todos os dias focando nesse objetivo e operamos com a mesma integridade e respeito que Sam pôs em prática. É por causa dessa cultura e desses valores que o Walmart continua a fazer a diferença na vida de seus clientes e funcionários.
d. Produtos
Comércio Varejista
e.